(Manifestada
através da Luz e Não-Luz - A Criação)
Janine Milward
Srii Srii Anandamurti, o Mestre do
Tantra, nos diz:
A meta de
nossa vida é nos fusionarmos com Paramapurusa, o Tao, a Suprema Consciência.
E por que? A realidade é que tudo,
tudo, tudo é simplesmente o Tao, a Suprema Consciência. Baba Nam Kevalam.
A Suprema Consciência dá berço à Mente
Cósmica que por sua vez faz nascer a Criação, assim como a conhecemos e a ela
pertencemos.
No entanto, por possuirmos,
privilegiadamente, a expansão da mente,
somos aqueles dentro da Criação que possuem o dom e a oportunidade de tecermos
cada vez mais a expansão de nossa
consciência até torná-la Consciência:
real espelho da Mente Cósmica e
certamente, da Suprema Consciência: é
o Retorno à Fonte Original – essa é a meta de nossa vida.
Assim, a mente nos leva a
compreendermos mais profundamente a respeito de nossas ações – direcionadas a
partir de nossa consciência – e das reações à essas mesmas ações – mais
imediatas ou em potencial (ainda numa mesma encarnação ou em seguimento de
encarnações).
Karma e Samskara
Ação e sua
Reação imediata ou em potencial
Ação é Karma. O resultado de nossas ações se
chama Samskara.
Janine Milward
Estamos sempre ouvindo – ou mesmo
falando – sobre tal evento ou situação ou pessoa que representam aquilo que
(erroneamente) entendemos como nosso
Karma..., na expectativa de que, com isso, estamos nos referindo ao peso,
ao obstáculo, à situação desagradável ou penosa que temos que enfrentar em
nossas vidas...
No entanto, não necessariamente Karma quer significar peso, obstáculo,
situação desagradável ou penosa.... Não. A verdade é que Karma significa ação.
Nossas ações de vida, todas, são denominadas de nossos Karmas.
E certamente, compreendemos que toda
ação traz uma reação, Samskara – seja
ela uma reação mais imediata (podendo acontecer ainda dentro da mesma vida
quando a ação, Karma, tenha sido
praticada); ou seja ela em seu sentido de reação em potencial (podendo
acontecer ainda na mesma vida bem como sendo a reação de ações praticadas em
outras vidas anteriores - ou em próximas vidas) e não exatamente através das
mesmas pessoas ou situações aos quais os atos foram realizados e intencionados.
E certamente, também podemos pensar que determinadas reações, Samskaras, sejam lançadas para serem
vivenciadas em vidas sucessivas ainda-a-virem, para o futuro.
Portanto, ações positivas trazem
reações positivas, ações negativas trazem reações negativas, perpassando através das vidas....
Usamos dizer que Karmas são pesados porque apenas sentimos mais intensamente nossas
vicissitudes..., quando as coisas são fáceis e agradáveis não pensamos que
estamos vivenciando nossos Samskaras
– mas estamos sim.
E mais, somente a conscientização real e plena sobre o ato em si é que pode
abrandar a sua reação em potencial
(em seu sentido de negatividade). É
quase como uma sala que vem sendo mantida escura por cem anos e que, ao receber
uma vela ou uma lâmpada acesa, brilha,
súbita e vigorosamente, em sua iluminação!
Tudo na Criação é
apenas mente e luz e não-luz.
Assim, é muito importante que nós tenhamos uma boa
consciência sobre nossos atos – tema
principal de nossas vidas.
A Liberação das Ataduras da Mente
“”Qual é o
propósito da vida e como atingir esse propósito?
A meta da vida humana
é alcançar a Consciência Suprema e para isso é preciso trilhar o Caminho da
Liberação, Mukti.
Os vários seres
do universo, o coletivo, são denominados, Jiiva,
em sânscrito. O Uno, a Suprema
Consciência, é Shiva... Quando estamos sob as limitações, em nossa
mente, somos Jiiva. Quando ultrapassamos essas limitações e
alcançamos a liberação da mente, somos Shiva
A mente humana
é a causa das limitações bem como a causa da Liberação. Então existem técnicas para que esta mente possa
realizar a meta de sua vida.
É a mente que
realiza a ação – assim é a mente que desfruta das vicissitudes e das virtudes das ações
realizadas
A mente não
pode existir sem o pensamento, sem que esteja ocupada, sem estar em constante
movimentação... como exemplo temos uma bola de assoprar, que mesmo cheia,
quando pressionada, se torna deformada... no entanto, sua tendência é voltar ao
normal... Assim acontece também com a
mente – sua tendência é retornar à sua normalidade - sua Liberação.
Ação é Karma e o resultado das ações se chama Samskara. Samskara
é a tendência da mente a retornar à sua forma original, a Shiva, à Suprema Consciência.
Quando todos os Samskaras são
exauridos, neste momento Jiiva
retorna a Shiva.
A
meditação cotidiana faz com que os Samskaras se manifestem intensamente:
bem como a Iniciação Espiritual também amadurece os Samskaras mais profundamente. Na verdade, faz parte do Caminho
Espiritual o fato de o aspirante se defrontar mais intensamente com seus Samskaras...
Qual é a causa
de nossas limitações? A mente. A mente é limitada pelos Samskaras.
Os Samskaras se apresentam de três formas:
os inatos, os adquiridos e os impostos.
Os Samskaras inatos são reações de ações já
acontecidas anteriormente a esse nosso nascimento, a essa nossa vida de agora.
Os Samskaras adquiridos são as reações de
ações acontecidas nessa vida de agora.
Como então
podemos nos liberar desses dois tipos de Samskaras?
– através do desenvolvimento da consciência.
Consciência é discernimento, Viveka.
Esta consciência discriminativa, esse
discernimento, sempre está entre a escolha de realizar uma ação boa ou
ruim. Quando faz a coisa certa, a
consciência está regendo a mente - Vidya.
Quando fazemos a coisa erra, isso causa degradação – Avidya.
O Karma, a Ação, tem dois aspectos:
O karma onde se tem independência se
chama `ação original ´.
O Karma onde não se tem independência se
chama `ação reativa’.
O sofrimento,
por exemplo, é o resultado de uma ação original. Como aspirantes espirituais temos que ser
sábios para utilizarmos o discernimento em nossa vida.
A consciência
discriminativa, o discernimento – Viveka
– traz em si cinco aspectos:
.
O eterno e o transitório. – na vida apenas uma coisa é eterna – é a Suprema
Consciência – todo o resto é transitório.
. A dualidade e a
singularidade – a escolha da singularidade nos leva ao eterno, á Suprema
Consciência. A dualidade nos leva apenas
ao transitório.
. Atma e
Anatma - todas nossas ações devem
sempre ser direcionadas para Atma, a Suprema Consciência.
- As cinco camadas da mente – durante a
realização do Caminho Espiritual, o aspirante pode ficar iludido, embevecido,
enganado pelos poderes que vai conhecendo e desenvolvendo em sua mente... é
preciso ultrapassar todos esses obstáculos para tornar-se Uno com Paramapurusa.
- Finalmente, Conhecimento, Ação e Devoção – Jinana, Karma e Bhakti. Nas quatro
etapas iniciais a mente funcionou através do intelecto. O conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o
instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.
Conhecendo
nossa meta é preciso a Ação, Karma. A ação, sem reação, sem Samskara – é Karma. No entanto, apenas a ação por si só não nos
leva ao aprofundamento de nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti,
A Devoção.
Uma vez
tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir
dele, porque o mais importante em nossa Caminho para a Liberação é a Ação plena
de Devoção. Dessa forma, A Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida
para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskaras inatos e adquiridos.
Devemos ir além do intelecto, então, que é
extremamente limitado e realizar os três princípios fundamentais : Conhecimento,
Ação e Devoção. Este é o Caminho da
Liberação.
Os Samskaras impostos nos acontecem
independente de nossa vontade ou ação porque são manifestados através da
sociedade em que vivemos... Eles são:
- A mundanidade – nosso inter-relacionamento
com a vida social como um todo.
- O ambiente –
tudo aquilo que nos envolve, seja físico mental ou espiritual. A criação de ambientes neo-humanistas e
espiritualizados deve ser a meta dos aspirantes espirituais...
- A educação e
a profissão e os deveres. Desenvolvermos uma boa educação para
conseguirmos uma boa profissão e realizar nossos deveres sociais e pessoais
também são pontos fundamentais.
- Finalmente, existem as propensões psíquicas –
quando as etapas anteriores mostram muitas dificuldades, a pessoa poderá
desviar-se mental e psiquicamente, trazendo-lhe conseqüências difíceis para sua
vida pessoal, social e espiritual. Dessa
maneira, devemos nos desenvolver e fortalecer espiritualmente de forma
individual primeiramente para então também fortalecermos a sociedade em seu
desenvolvimento espiritual.
Assim, a
conclusão é: enquanto existirem Samskaras,
não existe Liberação.
Qualquer ação, boa ou ruim, cria Samskaras. Uma pomba presa
em uma gaiola – seja uma gaiola de ouro ou de ferro – mesmo assim a pomba está
presa!.
Se praticamos
uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras
para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida...
Qual é a saída?
- Primeiramente,
temos que entender que devemos realizar nossas ações pela sua realização
intrínseca e não pelos seus resultados.
A ação deve ser sempre realizada sem expectativas de seus resultados.
- Em segundo
lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas.
- Finalmente, devemos oferecer tudo em
nossa vida à Paramapurusa, ao
Supremo.
Agindo assim,
estaremos em nosso caminho de ir além o ciclos dos Samskaras para alcançarmos a Liberação, Mukti, e nos fundirmos à Suprema Consciência, Atma, e nos tornamos Unos com Paramapurusa.” ”
Síntese da palestra matinal
realizada em 20 de julho de 2001 durante o Retiro Espiritual da Ananda Marga na
Fazenda Ananda Kiirtan em Belmiro Braga, MG.
Palestra gravada e
sintetizadamente transcrita por Janine
COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward
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© 2008
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