Karma e Samskara - Ação e Reação em Potencial



TUDO É MENTE
(Manifestada através da Luz e Não-Luz - A Criação)

Janine Milward

Srii Srii Anandamurti, o Mestre do Tantra, nos diz:

A meta de nossa vida é nos fusionarmos com Paramapurusa, o Tao, a Suprema Consciência.

E por que? A realidade é que tudo, tudo, tudo é simplesmente o Tao, a Suprema Consciência. Baba Nam Kevalam.

A Suprema Consciência dá berço à Mente Cósmica que por sua vez faz nascer a Criação, assim como a conhecemos e a ela pertencemos.

No entanto, por possuirmos, privilegiadamente, a expansão da mente, somos aqueles dentro da Criação que possuem o dom e a oportunidade de tecermos cada vez mais a expansão de nossa consciência até torná-la Consciência: real espelho da Mente Cósmica e certamente, da Suprema Consciência: é o Retorno à Fonte Original – essa é a meta de nossa vida.

Assim, a mente nos leva a compreendermos mais profundamente a respeito de nossas ações – direcionadas a partir de nossa consciência – e das reações à essas mesmas ações – mais imediatas ou em potencial (ainda numa mesma encarnação ou em seguimento de encarnações).



Karma e Samskara
Ação e sua Reação imediata ou em potencial
Ação é Karma. O resultado de nossas ações se chama Samskara.

Janine Milward


Estamos sempre ouvindo – ou mesmo falando – sobre tal evento ou situação ou pessoa que representam aquilo que (erroneamente) entendemos como nosso Karma..., na expectativa de que, com isso, estamos nos referindo ao peso, ao obstáculo, à situação desagradável ou penosa que temos que enfrentar em nossas vidas...

No entanto, não necessariamente Karma quer significar peso, obstáculo, situação desagradável ou penosa.... Não. A verdade é que Karma significa ação. Nossas ações de vida, todas, são denominadas de nossos Karmas.

E certamente, compreendemos que toda ação traz uma reação, Samskara – seja ela uma reação mais imediata (podendo acontecer ainda dentro da mesma vida quando a ação, Karma, tenha sido praticada); ou seja ela em seu sentido de reação em potencial (podendo acontecer ainda na mesma vida bem como sendo a reação de ações praticadas em outras vidas anteriores - ou em próximas vidas) e não exatamente através das mesmas pessoas ou situações aos quais os atos foram realizados e intencionados. E certamente, também podemos pensar que determinadas reações, Samskaras, sejam lançadas para serem vivenciadas em vidas sucessivas ainda-a-virem, para o futuro.

Portanto, ações positivas trazem reações positivas, ações negativas trazem reações negativas, perpassando através das vidas.... 

Usamos dizer que Karmas são pesados porque apenas sentimos mais intensamente nossas vicissitudes..., quando as coisas são fáceis e agradáveis não pensamos que estamos vivenciando nossos Samskaras – mas estamos sim.

E mais, somente a conscientização real e plena sobre o ato em si é que pode abrandar a sua reação em potencial (em seu sentido de negatividade).  É quase como uma sala que vem sendo mantida escura por cem anos e que, ao receber uma vela ou uma lâmpada acesa, brilha, súbita e vigorosamente, em sua iluminação!

Tudo na Criação é apenas mente e luz e não-luz.

Assim, é muito importante que nós tenhamos uma boa consciência  sobre nossos atos – tema principal de nossas vidas.


A Liberação das Ataduras da Mente


“”Qual é o propósito da vida e como atingir esse propósito?

A meta da vida humana é alcançar a Consciência Suprema e para isso é preciso trilhar o Caminho da Liberação, Mukti.

Os vários seres do universo, o coletivo, são denominados, Jiiva, em sânscrito.  O Uno, a Suprema Consciência, é Shiva...  Quando estamos sob as limitações, em nossa mente, somos Jiiva.  Quando ultrapassamos essas limitações e alcançamos a liberação da mente, somos Shiva

A mente humana é a causa das limitações bem como a causa da Liberação.  Então existem técnicas para que esta mente possa realizar a meta de sua vida.

É a mente que realiza a ação – assim é a mente que desfruta das  vicissitudes e das virtudes das ações realizadas

A mente não pode existir sem o pensamento, sem que esteja ocupada, sem estar em constante movimentação... como exemplo temos uma bola de assoprar, que mesmo cheia, quando pressionada, se torna deformada... no entanto, sua tendência é voltar ao normal...  Assim acontece também com a mente – sua tendência é retornar à sua normalidade - sua Liberação.

Ação é Karma e o resultado das ações se chama SamskaraSamskara é a tendência da mente a retornar à sua forma original, a Shiva, à Suprema Consciência.  Quando todos os Samskaras são exauridos, neste momento Jiiva retorna a Shiva.

A meditação  cotidiana faz com que os Samskaras se manifestem intensamente: bem como a Iniciação Espiritual também amadurece os Samskaras mais profundamente. Na verdade, faz parte do Caminho Espiritual o fato de o aspirante se defrontar mais intensamente com seus Samskaras...

Qual é a causa de nossas limitações?  A mente.  A mente é limitada pelos Samskaras.

Os Samskaras se apresentam de três formas: os inatos, os adquiridos e os impostos.

Os Samskaras inatos são reações de ações já acontecidas anteriormente a esse nosso nascimento, a essa nossa vida de agora.

Os Samskaras adquiridos são as reações de ações acontecidas nessa vida de agora.

Como então podemos nos liberar desses dois tipos de Samskaras? – através do desenvolvimento da consciência.

            Consciência é discernimento, Viveka.

 Esta consciência discriminativa, esse discernimento, sempre está entre a escolha de realizar uma ação boa ou ruim.  Quando faz a coisa certa, a consciência está regendo a mente  - Vidya.  Quando fazemos a coisa erra, isso causa degradação – Avidya.

O Karma, a Ação, tem dois aspectos:

O karma onde se tem independência se chama `ação original ´.

O Karma onde não se tem independência se chama `ação reativa’.

O sofrimento, por exemplo, é o resultado de uma ação original.  Como aspirantes espirituais temos que ser sábios para utilizarmos o discernimento em nossa vida.

A consciência discriminativa, o discernimento – Viveka – traz em si cinco aspectos:

.  O eterno e o transitório. – na vida apenas uma coisa é eterna – é a Suprema Consciência – todo o resto é transitório.

A dualidade e a singularidade – a escolha da singularidade nos leva ao eterno, á Suprema Consciência.  A dualidade nos leva apenas ao transitório.

.  Atma e Anatma   - todas nossas ações devem sempre ser direcionadas para Atma, a Suprema Consciência.

As cinco camadas da mente – durante a realização do Caminho Espiritual, o aspirante pode ficar iludido, embevecido, enganado pelos poderes que vai conhecendo e desenvolvendo em sua mente... é preciso ultrapassar todos esses obstáculos para tornar-se Uno com Paramapurusa.

-  Finalmente, Conhecimento, Ação e Devoção – Jinana, Karma e Bhakti. Nas quatro etapas iniciais a mente funcionou através do intelecto. O conhecimento, Jinana, é muito importante porque é o instrumento que nos ajuda a identificar nossa meta e como alcançá-la.

Conhecendo nossa meta é preciso a Ação, Karma.  A ação, sem reação, sem Samskara – é Karma.  No entanto, apenas a ação por si só não nos leva ao aprofundamento de nossa essência espiritual – é preciso então, Bhakti,  A Devoção.

Uma vez tenhamos obtido a plenitude do Conhecimento, podemos jogá-lo fora, prescindir dele, porque o mais importante em nossa Caminho para a Liberação é a Ação plena de Devoção.  Dessa forma, A Devoção, Bhakti, é a meta final a ser atingida para que o aspirante espiritual possa vivenciar e ultrapassar seus Samskaras inatos e adquiridos.

  Devemos ir além do intelecto, então, que é extremamente limitado e realizar os três princípios fundamentais : Conhecimento, Ação e Devoção.  Este é o Caminho da Liberação.

Os Samskaras impostos nos acontecem independente de nossa vontade ou ação porque são manifestados através da sociedade em que vivemos...  Eles são:

-  A mundanidade – nosso inter-relacionamento com a vida social como um todo.

- O ambiente – tudo aquilo que nos envolve, seja físico mental ou espiritual.  A criação de ambientes neo-humanistas e espiritualizados deve ser a meta dos aspirantes espirituais...

- A educação e a  profissão e os deveres.  Desenvolvermos uma boa educação para conseguirmos uma boa profissão e realizar nossos deveres sociais e pessoais também são pontos fundamentais.

-  Finalmente, existem as propensões psíquicas – quando as etapas anteriores mostram muitas dificuldades, a pessoa poderá desviar-se mental e psiquicamente, trazendo-lhe conseqüências difíceis para sua vida pessoal, social e espiritual.  Dessa maneira, devemos nos desenvolver e fortalecer espiritualmente de forma individual primeiramente para então também fortalecermos a sociedade em seu desenvolvimento espiritual.

Assim, a conclusão é: enquanto existirem Samskaras, não existe Liberação.

            Qualquer  ação, boa ou ruim, cria Samskaras.  Uma pomba presa em uma gaiola – seja uma gaiola de ouro ou de ferro – mesmo assim a pomba está presa!.

Se praticamos uma boa ação, trazemos boas reações, bons Samskaras para nossa vida: se praticamos uma má ação, trazemos Samskaras ruins para nossa vida... 

Qual é a saída?

- Primeiramente, temos que entender que devemos realizar nossas ações pela sua realização intrínseca e não pelos seus resultados.  A ação deve ser sempre realizada sem expectativas de seus resultados.

- Em segundo lugar, devemos abandonar o ego, o autor das ações realizadas.

Finalmente, devemos oferecer tudo em nossa vida à Paramapurusa, ao Supremo.

Agindo assim, estaremos em nosso caminho de ir além o ciclos dos Samskaras para alcançarmos a Liberação, Mukti, e nos fundirmos à Suprema Consciência, Atma, e nos tornamos Unos com Paramapurusa.” ”

.............................................

Síntese da palestra matinal realizada em 20 de julho de 2001 durante o Retiro Espiritual da Ananda Marga na Fazenda Ananda Kiirtan em Belmiro Braga, MG.
Palestra gravada e sintetizadamente transcrita por Janine

COM UM ABRAÇO ESTRELADO,
Janine Milward




SEU LIVRO DE VIDA
© 2008 
http://seulivrodevida.blogspot.com.br/
Janine  Milward
Quase tudo o que você quer saber sobre
 Astrologia da Alma e do Auto-Conhecimento,
em 22 Capítulos/Volumes!
Editora Estrela do Belém